Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Observatório publica Boletim Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Observatório publica Boletim Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 16h17 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 15h05

Esta edição do Boletim Especial do Observatório apresenta um panorama da situação das mulheres e homens pretas e pardas no mercado de trabalho no Brasil. Os dados utilizados são provenientes dos registros administrativos do Ministério do Trabalho (RAIS) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADC-T) do IBGE.

Em um primeiro momento, apresentam-se indicadores gerais da evolução da participação e remuneração no mercado de trabalho. Em seguida, fazemos uma análise específica do mercado de trabalho formal, com recortes de sexo, faixa etária, grau de instrução, setores econômicos, CNAEs, CBOs e UFs. Por fim é realizada uma exposição e análise dos dados referentes a desocupação e informalidade.

Para todas as categorias, são apresentados dados relativos ao estoque de trabalhadores com vínculo ativo em 31/12 e à remuneração no período. Em relação à remuneração, os últimos dados disponíveis na RAIS referem-se a 2016.

A análise dos dados revela que houve uma redução da diferença entre pretos e pardos e brancos no que se refere à participação no mercado de trabalho formal. Contudo, ainda permanecem desigualdades de gênero históricas no mundo do trabalho, em especial no que se refere à remuneração.

Acesse aqui a publicação completa. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página