Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Livro - Rotatividade no mercado de trabalho brasileiro
Início do conteúdo da página

Livro - Rotatividade no mercado de trabalho brasileiro

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 22h13 | Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 22h14

No âmbito da parceria entre o Ministério do Trabalho (MTb) e o DIEESE, foi publicado em 2011, o livro Rotatividade e flexibilidade no mercado de trabalho. O livro traz um resgate das discussões sobre as configurações do mercado de trabalho brasileiro e a questão da rotatividade e apresenta diversos indicadores que permitem uma caracterização da movimentação dos vínculos empregatícios no Brasil e o cálculo da taxa de rotatividade, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, registro administrativo do Ministério do Trabalho.

Já em 2014, foi lançado o segundo livro elaborado pelo DIEESE e o MTb, Rotatividade e políticas públicas para o mercado de trabalho, dando continuidade ao estudo da questão. O enfoque desta publicação foram os efeitos da rotatividade decorrente do elevado número de desligamentos imotivados, ou seja, aqueles que ocorrem por iniciativa do empregador, e a relação com o aumento dos gastos do Programa do Seguro-Desemprego e as contas do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Este estudo elencou um conjunto de propostas para o enfrentamento do desafio de redução das taxas de rotatividade e o aprimoramento do Sistema de Políticas Públicas de Emprego.

O livro Rotatividade no mercado de trabalho brasileiro atualiza os indicadores consolidados para o estudo da rotatividade e flexibilidade contratual no mercado de trabalho brasileiro, em continuidade com a linha de pesquisa desenvolvida anteriormente, e também abre novas frentes de investigação do fenômeno, analisando os aspectos da dinâmica regional e observando o comportamento da remuneração média dos empregos formais. Esta publicação foi produzida pelo DIEESE para a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTb, visando contribuir com o debate sobre este tema. Contudo, as interpretações aqui contidas são de responsabilidade do DIEESE e podem não refletir exatamente o ponto de vista do Ministério.

Acesse aqui o livro Rotatividade no mercado de trabalho brasileiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página