Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Observatório publica Boletim Especial sobre a Participação Feminina no Mercado de Trabalho
Início do conteúdo da página

Observatório publica Boletim Especial sobre a Participação Feminina no Mercado de Trabalho

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 13h28 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 13h28 | Acessos: 302

Esta edição do Boletim Especial do Observatório apresenta um panorama da situação da mulher no mercado de trabalho formal nos últimos 10 anos no Brasil. Os dados utilizados são provenientes dos registros administrativos do Ministério do Trabalho (RAIS e CAGED) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, para os anos de 2007 a 2016.

Em um primeiro momento, apresentam-se indicadores gerais do mercado de trabalho, com recorte de sexo. Em seguida, fazemos uma análise específica do mercado de trabalho formal, com recortes de sexo, idade, grau de instrução, ocupação e setor da economia. Para todas as categorias, são apresentados dados relativos ao estoque de trabalhadores com vínculo ativo em 31/12 e à remuneração no período. Em relação à remuneração, os últimos dados disponíveis na RAIS referem-se a 2015.  

A análise dos dados revela que houve uma redução da diferença entre homens e mulheres no que se refere à participação no mercado de trabalho formal. Contudo, ainda permanecem desigualdades de gênero históricas no mundo do trabalho, em especial no que se refere à remuneração.

Acesse aqui a publicação completa. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página