Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Base de Dados da Intermediação de Mão de Obra (SINE)

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 15h42 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 10h42 | Acessos: 500

Contexto do registro: a intermediação pública de mão de obra é uma política de mercado de trabalho com o propósito de aproximar trabalhadores ofertantes de força de trabalho e empregadores que dispõem de vagas de trabalho. Os trabalhadores e empregadores alimentam a base de gestão, de onde se extraem eletronicamente as informações sobre a intermediação.

Unidade de análise: inscritos, encaminhados, colocados e vagas.

Quanto à situação do trabalhador:

> Inscritos: trabalhador que se cadastra nos postos do Sine à procura de ocupação;

> Encaminhados: trabalhador selecionado, de acordo com o perfil das vagas existentes no mercado de trabalho, oriundos das inscrições realizadas pelo Sine e que são encaminhados ao mercado de trabalho formal;

> Colocados: trabalhador que conseguiu uma colocação no mercado de trabalho formal por intermédio do Sine.

Quanto às características das vagas:

> Cadastradas: postos de trabalho cadastrados por um empregador junto ao Sine;

> Ofertadas: quantidade de postos de trabalho oferecidos para cada vaga cadastrada.

Periodicidade de coleta e de divulgação: coleta contínua, sem divulgação.

Amplitude da série histórica: desde janeiro de 1993, mas com acesso disponível a partir de janeiro de 2009.

Abrangência geográfica: nacional.

Nível de desagregação geográfica: Brasil, grandes regiões, unidades da Federação, município, situação e área censitária.

Características metodológicas: a base de gestão é um sistema de dados relacionais composto por diferentes bancos alimentados por formulários específicos e que se comunicam a partir de uma chave de identificação única. No entanto, as informações da intermediação através de que é realizada a extração das informações não estão relacionadas, de modo que as consultas dão origem a microdados com referências distintas. As informações de inscritos têm por referência a data de inscrição; os dados sobre encaminhados e colocados seguem a data de encaminhamento; as informações sobre vagas são referenciadas na data de cadastro da vaga.

registrado em:
Fim do conteúdo da página